sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Aula 2 - Manutenção em Microcomputadores - Fonte de alimentação – AT, ATX e ATX12V

FONTE DE ALIMENTAÇÃO


A fonte de alimentação do microcomputador converte a tensão alternada AC220/110 nas tensões continuas (DC ou VDC) que alimentam as diversas placas e periféricos do computador.
FONTE ATX
Quando a Intel criou o padrão ATX também criou um novo sistema para substituir a antiga fonte AT. A fonte ATX permite p acionamento e desligamento da alimentação Circulação de ar ( Baby-AT) por toque ou software compatível com a função Control Off (Ex.: Botão desligar do Windows), veja as características do gabinete ATX:
· Tomada que alimenta a motherboard tem 20 pinos. Chave Liga/Desliga que suporta acionamento e desligamento digita por toque ou software (função Suspend/Shut Down);
· Apresenta 3,3 Volts que torna a motherboard mais baratas, pois, a tensão de alimentação do processador é gerada pela fonte e não pela motherboard.

POTÊNCIA
A função da fonte é alimentar os diversos módulos que formam um computador (todas placas, discos, memórias, etc), bom, se a fonte não conseguir fornecer a tensão e acorrente elétrica necessária para permitir o funcionário correto dos circuitos e módulos seu sistema poderá travar ou ate mesmo danificar-se ou ate mesmo danificar-se , para um microcomputador Pentium recomenda-se uma fonte 300 Watts de potencia, não que eleva consumir 300W mais é melhor que travar o sistema, outro detalhe é que o preço de uma fonte é muito baixo e a economia neste caso é cara, imagine que se seu microcomputador deixar de funcionar o seu conserto será mais aro que uma fonte.
Todos os gabinetes já vêem com uma fonte, ou seja, exija um gabinete com fonte de 300 Watts, você também pode comprar uma fonte separada do gabinete. Como vimos a Potencia da fonte é muito importante, pois, se ela for baixa o seu sistema com certeza não irá funcionar corretamente, podendo travar, rebitar sem aviso ou danificar-se.

CONECTORES PARA FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Os conectores tem a função de alimentar as diversas partes do computador, podemos
dividir estes conectores em três tipos:
· Conector(es) de alimentação da placa motherboard que consome a maior parte da
potência da fonte;
· Conectores de periféricos e driver flexível de 3 ½ (1.44 MB)
Conectores auxiliares, usados para alimentar o display do gabinete, conector de
alimentação auxiliar ATX. As placas de CPU possuem um conector, normalmente localizado na parte superior direita, próprio para conexão com a fonte de alimentação. Tradicionalmente as placas utilizam um conector de 12 vias, padrão AT. Placas de CPU mais modernas passaram a utilizar o padrão ATX, e possuem um conector para fonte desse tipo.Existem ainda as placas universais, que possuem dois conectores de fonte , sendo um do tipo AT e outro ATX.
A fonte de alimentação padrão AT, tem dois conectores a serem ligados na placa-mãe,
que deverão ser ligados lado a lado. Os conectores para alimentação da placa de CPU padrão AT merecem um cuidado especial. O usuário desavisado pode ligar esses conectores de forma invertida e isso acarreta o dano permanente a todas as placas do computador.
Quase todas as fontes possuem uma chave seletora de voltagem (110 ou 220 volts), e também um ventilador interno que retira o ar quente do interior do computador e da própria fonte. O ar entra no computador por diversos orifícios e frestas existentes no gabinete e sai pela parte traseira da fonte. Em certos modelos de fonte, o percurso do ar é o inverso, ou seja, passa pela fonte e é empurrado para dentro do gabinete, expulsando o ar quente. A fonte de alimentação possui diversos conectores para alimentação de placas, drivers de disquete, disco rígido e drivers de CD-ROM e discos óticos em geral.
Ah pessoal não esqueçam o que aprendemos em sasla de aula. Ao testarmos fontes de modelo ATX 20/24 pinos a ligação com o clip de ser verde com terminal preto do conectos que liga à placa mãe, se a fonte for AT a ligação direta é claro com claro e escuro com escuro. E não esqueçam de desligar todos os conectores da fonte com o gabinete e placa mãe.

Fonte de alimentação – AT, ATX e ATX12V

As fontes de alimentação são as responsáveis por distribuir energia elétrica a todos os componentes do computador. Por isso, uma fonte de qualidade é essencial para manter o bom funcionamento do equipamento. No intuito de facilitar a escolha de uma fonte, este artigo apresentará as principais características desse dispositivo, desde o padrão AT até o padrão ATX.

As fontes de alimentação

Essencialmente, as fontes de alimentação são equipamentos responsáveis por fornecer energia aos dispositivos do computador, convertendo corrente alternada (AC - Alternate Current) - grossamente falando, a energia recebida através de geradores, como uma hidroelétrica) - em corrente contínua (DC - Direct Current ou VDC - Voltage Direct Current), uma tensão apropriada para uso em aparelhos eletrônicos.

Nos computadores, usa-se um tipo de fonte conhecido como "Fonte Chaveada". Trata-se de um padrão que faz uso de capacitores e indutores no processo de conversão de energia. A vantagem disso é que há menos geração de calor, já que um mecanismo da fonte simplesmente desativa o fluxo de energia ao invés de dissipar um possível excesso. Além disso, há menor consumo, pois a fonte consegue utilizar praticamente toda a energia que "entra" no dispositivo. Por se tratar de um equipamento que gera campo eletromagnético (já que é capaz de trabalhar com freqüências altas), as fontes chaveadas devem ser blindadas para evitar interferência em outros aparelhos e no próprio computador.

Tensões fornecidas pelas fontes

Os dispositivos que compõem o computador requerem níveis diferentes de tensão para seu funcionamento. Por isso, as fontes de alimentação fornecem, essencialmente, quatro tipos de tensão (em Volts - V):

5 V - utilizada na alimentação de chips, como processadores, chipsets e módulos de memória;

- 5 V - aplicada em dispositivos periféricos, como mouse e teclado;

12 V - usada em dispositivos que contenham motores, como HDs (cujo motor é responsável por girar os discos) e drives de CD ou DVD (que possui motores para abrir a gaveta e para girar o disco);

- 12 V - utilizada na alimentação de barramentos de comunicação, como o antigo ISA (Industry Standard Architecture).

Os valores descritos acima são usados no padrão de fonte conhecido como AT (Advanced Technology). No entanto, o padrão ATX (Advanced Technology Extended), quando lançado, apresentou mais uma tensão: a de 3,3 V, que passou a ser usada por chips (principalmente pelo processador), reduzindo o consumo de energia.

As fontes ATX também trouxeram um recurso que permite o desligamento do computador por software. Para isso, as fontes desse tipo contam com um sinal TTL (Transistor- Transistor Logic) chamado Power Supply On (PS_ON). Quando está ligada e em uso, a
placa-mãe mantém o PS_ON em nível baixo, como se o estive deixando em um estado considerado "desligado". Se a placa-mãe estiver em desuso, ou seja, não estiver recebendo as tensões, deixa de gerar o nível baixo e o PS_ON fica em nível alto. Esse sinal pode mudar seu nível quando receber ordens de ativação ou desativação dos seguintes recursos:

Soft On/Off - usado para ligar/desligar a fonte por software. É graças a esse recurso que o Windows ou o Linux consegue desligar o computador sem que o usuário tenha que apertar um botão do gabinete;

Wake-on-LAN - permite ligar ou desligar a fonte por placa de rede;

Wake-on-Modem - possibilita ligar ou desligar a fonte por modem.

Fonte AT:


Conector AT




 Fonte ATX

Conector ATX


Conector ATX 12



O sinal Power Good 
O sinal Power Good é uma proteção para o computador. Sua função é comunicar à
máquina que a fonte está apresentando funcionamento correto. Se o sinal Power Good
não existir ou for interrompido, geralmente o computador desliga automaticamente. Isso
ocorre porque a interrupção do sinal indica que o dispositivo está operando com voltagens
alteradas e isso pode danificar permanentemente um componente do computador. O
Power Good é capaz de impedir o funcionamento de chips enquanto não houver tensões
aceitáveis.  
O Power Good é um recurso existente já no padrão AT. No caso do padrão ATX, seu sinal
recebe o nome de Power Good OK (PWR_OK) e sua existência indica a disponibilização
das tensões de 5 V e de 3,3 V. 
Potência das fontes de alimentação 
Se um dia você já teve que comprar ou pesquisar o preço de uma fonte de alimentação
para seu computador, certamente pode ter ficado em dúvida sobre qual potência escolher.
No Brasil, é muito comum encontrar fontes de 300 W (watts), no entanto, dependendo de
seu hardware, uma fonte mais potente pode ser necessária. Para saber quando isso é
aplicável, deve-se saber quanto consome cada item de seu computador. A tabela abaixo
mostra um valor estimado: 

ITEM CONSUMO
Processadores topo de linha (como Pentium 4 HT e Athlon 64)               60 W - 110 W 
Processadores econômicos (como Celeron e Duron)                               30 W - 80 W
Placa-mãe                                                                                              20 W - 100 W
HDs e drives de CD e DVD                                                                   25 W - 35 W
Placa de vídeo sem instruções em 3D                                                      15 W - 25 W
Placa de vídeo com instruções em 3D                                                      35 W - 110 W
Módulos de memória                                                                              2W - 10 W
Placas de expansão (placa de rede, placa de som, etc)                            5 W - 10 W 
Cooler                                                                                                    5 W - 10 W
Teclado e mouse                                                                                    1 W - 15 W 


Obviamente esses valores podem variar, pois não são precisos. Além disso, o consumo de
energia de determinados dispositivos pode depender do modelo e do fabricante. O
importante
 é que você analise a quantidade de itens existentes em seu computador e
adquira uma fonte que possa atender a essa configuração de maneira estável. Por
exemplo, se você tiver uma máquina com processador Athlon 64 FX, com dois HDs, um
drive de CD/DVD, placa de vídeo 3D, mouse óptico, entre outros, uma fonte de 250 W não
é recomendável. Basta somar as taxas de consumo desses itens para notar: 

Athlon 64 FX                                                  100 W (valor estimado)
HD (cada)                                                       25 W + 25 W (valor estimado) 
Drive de CD/DVD                                          25 W (valor estimado)
Placa de vídeo 3D                                           80 W (valor estimado)
Mouse óptico + teclado                                   10 W (valor estimado)
Total                                                               265 W *  

* sem considerar os demais itens (placa-mãe, pentes de memória, etc). 
É importante considerar ainda que dificilmente uma fonte de alimentação fornece a
potência máxima indicada. Por isso, é bom utilizar uma fonte que forneça certa "folga"
nesse aspecto. Para a configuração citada acima, por exemplo, uma fonte de 350 W seria
adequada. 


Conectores AT e ATX 
Os conectores das fontes AT e ATX são mostrados a seguir. Repare que o único que
muda entre um padrão e outro é o conector que alimenta a placa-mãe. No caso do padrão
AT, esse conector possui 12 fios. No padrão ATX, esse conector possui 20 vias (há 
modelos com 24 vias).  
Além disso, o encaixe do conector ATX é diferente, pois seus orifícios possuem formatos
distintos para impedir sua conexão de forma invertida. No padrão AT, é comum haver
erros, pois o conector é dividido em duas partes e pode-se colocá-los em ordem errada. A
seqüência correta é encaixar os conectores deixando os fios pretos voltados ao centro. 



Abaixo segue uma ilustração que mostra os sinais e tensões de cada pino dos conectores 
para placas-mãe de fontes AT e ATX: 




Existe ainda o conector que alimenta drives de CD/DVD, HDs e alguns modelos de 
coolers: 

Há também o conector que alimenta o drive de disquete: 



ATX12V 
 Este é um novo padrão de fontes de alimentação desenvolvido pela Intel para uso em
conjunto com o Pentium 4. As fontes ATX12V possuem em conector adicional de 4 pinos,
que deve ser encaixado na placa mãe, junto com o conector de força principal. Este
segundo conector reforça a saída de 12V da fonte, assegurando que o processador
sempre tenha energia suficiente para funcionar com estabilidade. 


Por fim, em alguns modelos (projetados principalmente para o processador Pentium 4)
existe ainda um conector auxiliar de 6 pinos (com três vias em 0 V, duas em 3,3 V e uma
em 5 V). 



 E outro com 4 pinos denominado "conector 12V" (dois em 12 V e dois em 0 V), cujo local 
de encaixe é visto a seguir: 


Esse esquema com 3 conectores para a placa mãe é denominado ATX12V.  

Muita Atenção
Na hora de montar seu computador, é importante dar especial atenção não só ao processador, à
placa-mãe e outros itens, mas também à fonte de alimentação. Uma fonte de qualidade tem menor
risco de apresentar mal-funcionamento, consegue proteger a máquina em oscilações da rede elétrica
e tem um eficiente
 sistema de dissipação de calor, seja através de cooler maiores ou melhor
projetados, seja através da presença de mais de um desse item.

Bons Estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário